Mais notícias Notícias

Está a decorrer, até ao dia 31 de outubro, o processo de candidaturas ao prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, sendo este o primeiro ano em que as mesmas se realizam exclusivamente online.

O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro resulta de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda e o Ministério dos Negócios Estrangeiros tendo, entre outros objetivos, o de reforçar vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e estimular a participação de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro.

O galardão visa distinguir trabalhos inéditos nas áreas de Ficção e Poesia.

Além do valor pecuniário de 5.000€, o prémio contempla ainda a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional.

Mais informações e processo de candidatura através do seguinte link: https://imprensanacional.pt/premios-literarios/premio-imprensa-nacional-ferreira-de-castro/

Fonte: Portal das Comunidades Portuguesas

Irá decorrer, de 22 de agosto a 23 de outubro, a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no Programa Parlamento dos Jovens – edição 2022/2023, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral do Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República; promover o debate democrático e incentivar o debate político e a reflexão. O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e a outra ao ensino secundário, ambas subordinadas ao tema: "Saúde Mental nos jovens: que desafios; que respostas?"

A iniciativa contempla, igualmente, os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. Para o efeito, as escolas e as associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas devem enviar um email para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt a solicitar o código de acesso para preenchimento do formulário eletrónico que estará, em breve, disponível em www.jovens.parlamento.pt.

Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas em regime de reembolso pela Direção Geral do Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

Foi publicada a Portaria n.º 183-B/2022, de 20 de julho que define os requisitos de candidatura para acesso e ingresso em instituições de ensino superior portuguesas no ano letivo 2022-2023 por parte de candidatos emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes.

Para mais informações consulte a Direção-Geral do Ensino Superior e o folheto.

Na sequência da entrada em vigor do Despacho n.º 8022-D/2022, de 30 de junho, deixou de ser exigido aos passageiros que entrem em território nacional a apresentação  de comprovativo de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2 ou apresentação de certificado digital COVID UE ou de certificado de vacinação ou recuperação emitido por países terceiros, aceite ou reconhecido em Portugal.

Assim, passa a ser permitida a entrada em território nacional, sem qualquer requisito adicional, de todos os passageiros, independentemente da sua origem ou da finalidade da viagem, aplicando-se esta medida não só ao tráfego aéreo e aeroportos, mas também nas fronteiras marítimas e fluviais.

ATENÇÃO
Considerando a situação pandémica ainda vivida, deverão ser verificados os constrangimentos e regras existentes para qualquer deslocação ao estrangeiro. Antes de se deslocar, conheça as regras em vigor no país, bem como nos países onde passará em trânsito. Verifique os Conselhos aos Viajantes: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes e acompanhe sempre as informações dos órgãos locais, que podem efetuar alterações de procedimentos a qualquer momento.

Fonte: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/alertas/covid-19-viagens

Efetuar Agendamento Online

agendamentoonline 1

 

Por determinação das Autoridades Portuguesas, informamos que é obrigatório o uso individual de máscara nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Sidney,por todos os utentes e funcionários.

Submeter Pedido de Visto Schengen

vistosonline 1

Contactos

Suite 1501 Level 15
55 Clarence St
Sydney NSW 2000

+(612) 92 62 21 99
consulado.sidney@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático